O Pastor Urbano

O maior fenômeno da história mundial atualmente é a urbanização. A migração das pessoas para as cidades é um processo cada vez mais crescente. Ser pastor(a) hoje é muito diferente de ser pastor(a) ontem.

Pode parecer uma afirmação óbvia, mas de fato não é. Muitos dos métodos e estratégias pastorais, daqueles que exercem o ministério pastoral no contexto urbano, continuam sendo rurais. O fato de enfatizarmos neste livro o contexto urbano não significa que fizemos uma opção preferencial pelas cidades, mas uma opção natural. Isto porque, de acordo com os últimos sensos, o Brasil é aproximadamente 85% urbano. Isto significa que 85% da população brasileira vive no contexto das cidades. Faz-se urgente e necessário, portanto, discernir e compreender o que significa ser um pastor urbano.

Pastoral a Caminho

"COLOQUE-SE EM MARCHA E ANDE NA DIREÇÃO DAQUILO QUE O PRÓPRIO DEUS QUER E PROPÕE!"

  1. O que significa desenvolver uma pastoral a caminho?
  2. Que desafios pastorais surgem pelo caminho ao tentar conquistar o respeito do povo e sua submissão aos planos de Deus?
  3. O que caracteriza e constitui a agenda pastoral segundo os critérios divinos?

Este livro responde a essas questões examinando a experiência pastoral de Moisés no processo de desenvolver um povo fiel a Deus e à sua missão. A história desse líder bíblico extraordinário revela as crises que experimentou quando foi chamado por Deus como agente-pastoral no processo de libertação de seu povo das garras do Egito opressor. Uma vez convencido por Deus, Moisés recebe dele a incumbência pastoral de conduzir seu povo a caminho da Terra Prometida — uma pastoral a caminho.

Você se verá nas páginas deste livro e perceberá que Moisés está mais próximo de você e de seu ministério do que imagina. Mais do que ter um programa ou plano para a igreja, a liderança pastoral é chamada para discernir e implementar as pautas divinas para o povo de Deus. Permita que Moisés te conduza nesse processo, sabendo que você pode evitar os desgastes e as crises que ele enfrentou!

For God So Loved the World: The Church & the Sustainable Development Goals

What has poverty reduction, education, health, gender equality and environmental sustainability to do with the Church? What have these to do with God's mission? These are just some of the UN's 17 Sustainable Development Goals, set out in 2015 as "a blueprint to achieve a better and more sustainable future for all by 2030". In this remarkable book, 28 Brazilian specialists reflect on the strengths and weaknesses of each goal and their relation to the mission of God's people. Originally published in Portuguese, Regnum Books is delighted to bring this unique contribution, coming from the continent that introduced the global church to Missão Integral.

Estão Falando de Mim: O (Péssimo) Hábito de Falar (Mal) das Pessoas

“Você viu fulano? Ele só esta onde esta porque vive puxando o tapete dos outros. E sicrano? Dizem que a mulher dele tem caso com outro homem. Beltrano? Imagina ele não tem nada, ele é hipocondríaco. Vivo trabalhando até mais tarde porque tenho de fazer serviço dos outros”. Você já ouviu o que falam por aí?

Infelizmente as pessoas encontraram um hábito de estimação: falar mal dos outros!

Não importa o lugar, pode ser no café, no bar, na festa ou mesmo no lar e até dentro de uma igreja. O hábito de falar mal dos outros está presente em todas as áreas da sociedade, esta presente no nosso dia-a-dia. É infinitamente enorme o número de fofoqueiros que habitualmente temperam suas histórias com pitadas de veneno. Sem pensar duas vezes, a moral e integridade dos outros é posta em xeque, pela maldade desses fofoqueiros de plantão, que se julgam juízes. Em 90% dos casos, as pessoas que falam mal das outras, são absolutamente infelizes, afinal, alguém que tem como sua maior preocupação a vida alheia, além de não ter o que fazer deve realmente ser muito infeliz. Na era das fakenews, esse livre é indispensável!

Pastores Livres

Desejo que Deus, por meio do seu eterno amor, nos dê força e coragem para rompermos com os cativeiros que nós mesmos nos colocamos ou com os cativeiros que deixamos os outros e instituições nos colocarem. Somos pastores livres – livres dos cativeiros para servir com amor dedicado, vocação renovada, conscientes que prestamos conta ao Supremo Pastor, o bispo das nossas almas. Os servos livres devem estar conscientes de que …todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus (1 Co 4:1).

Descubra nesta reflexão quais são os cativeiros do ministério pastoral e liberte-se deles!

Porque Deus Amou o Mundo: Igreja & ODS

Em 2015, líderes mundiais se reuniram na sede da ONU e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza e proteger o planeta!

A AGENDA 2030 para o desenvolvimento sustentável é o plano criado que contém 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgente tomar medidas ousadas e transformadoras.

“PORQUE DEUS AMOU O MUNDO: IGREJA & ODS” é uma coalizão de 13 organizações que tem por objetivo aproximar as comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil para um diálogo dinâmico e fecundo, visando uma participação consciente da AGENDA 2030, em busca de um mundo melhor para todos.

21 Homens da Bíblia e Seus Erros

Muitos livros procuram extrair lições da vida de homens e mulheres da Bíblia que fizeram a coisa certa e, por isso, tiveram grandes vitórias. 

Em “21 homens da Bíblia e seus erros”, Jorge Henrique Barro percorre o caminho inverso: o autor analisa terríveis equívocos cometidos por personagens bíblicos, para que aprendamos com suas falhas e, assim, evitemos cair nas mesmas armadilhas.